FacebookPixel
Geral, Mercado Imobiliário

Créditos à habitação com taxa de juro fixa ou mista aumentaram no último ano

04 set 2023 min de leitura
Os créditos à habitação com taxa de juro fixa ou mista aumentaram de cerca de 15% para quase metade (49%) das novas operações de crédito no último ano, com enfoque nos contratos com taxa mista, divulgou o Banco de Portugal (BdP).

Segundo as últimas estatísticas do Banco de Portugal (BdP) relativas às taxas de juro e de montantes de novos empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares, em julho, os novos empréstimos concedidos a particulares para habitação própria permanente com taxa mista (empréstimos com taxa de juro fixa num período inicial do contrato, seguido de um período em que a taxa de juro é variável) ou taxa fixa representaram, em conjunto, 49% do total de novos empréstimos à habitação.

Salientando que o peso dos empréstimos com taxa de juro fixa ou mista “tem aumentado de forma muito evidente ao longo do último ano”, o banco central precisa que, “de um valor que historicamente rondava os 15%, passou para quase metade das novas operações de crédito”, sendo que “a subida tem ocorrido sobretudo nos contratos com taxa mista”.

Os dados do BdP apontam ainda que a prestação média mensal do ‘stock’ de empréstimos para habitação própria permanente aumentou oito euros em julho, fixando-se nos 399 euros.

“O aumento verificado em julho é inferior ao dos quatro meses anteriores, que, em média, foi de 10 euros”, nota, acrescentando que, face ao período homólogo, a prestação média mensal subiu 105 euros.
Geral, Mercado Imobiliário
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.