FacebookPixel
Mercado Imobiliário

Icónica casa centenária, projetada por Marques da Silva, à venda no centro de Guimarães

02 out 2023 min de leitura
Teatro Nacional São João, Estação de São Bento e Casa de Serralves são algumas das obras do conceituado arquiteto Marques da Silva, autor do projeto da Casa da Espinhosa, à venda na cidade-berço.

Geométricos jardins com canteiros e fontários, um varandim com namoradeiras, percursos naturais, piscina e ainda um parque arborizado. A Casa da Espinhosa, construída em 1921, integra-se numa quinta com cerca de 15.000 m2 e é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Guimarães, situando-se apenas a 650 metros do Centro Histórico, classificado como Património Mundial da Humanidade.

Esta icónica casa da grande burguesia industrial dos anos da República (1910-1926) foi projetada em 1921 por Marques da Silva (1869-1947), uma das figuras mais relevantes da história da arquitetura portuguesa, responsável por obras como o Teatro Nacional São João, Estação de São Bento, Palácio da Bolsa e Casa de Serralves, assim como alguns dos edifícios mais carismáticos da cidade de Guimarães: Santuário da Penha, Basílica de São Torcato e Sociedade Martins Sarmento.

A Casa da Espinhosa conta com um bosque arborizado numa colina a norte da casa, usado como espaço de deleite, descanso e passeio, com vistas privilegiadas para o Centro Histórico de Montanha da Penha.

Outrora, eram os campos agrícolas que envolviam os jardins da Casa da Espinhosa, e ainda hoje, podemos contemplar um grande tanque que teria sido essencial para a rega dos mesmos. Este tanque, com fonte e lavadouro, tem um nicho no centro do espaldar, com uma escultura em pedra da figura de São Francisco. Tem inscrita a data de 1925 (supondo-se ser a data de construção, ou reconstrução da fonte), ao centro em cima, e duas bicas laterais, de cada lado do nicho. Além do tanque, há ainda o pomar e uma ramada de vinha que trazem as memórias de um passado agrícola de toda esta paisagem.

O emblemático imóvel encontra-se a ser comercializado pela dipe, imobiliária sediada em Guimarães.
Mercado Imobiliário
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.